Sour: Você curte esse estilo de cerveja?

Sour: Você curte esse estilo de cerveja?


As Sour Beer tem ganhado cada vez mais espaço nos copos dos brasileiros, botando “em risco” o lugar das queridinhas IPA’s. São cervejas ácidas, pouco amargas e muito refrescantes, tendo aromas e sabores frutados em sua maioria. Muito comuns e amplamente consumidas na Bélgica, a cidade de Bruxelas, capital do país, é lar da mais icônica cervejaria de cervejas ácidas, a Brasserie Cantillon, famosa pelas fermentações em tanques abertos.

 

Mas existem muitos outros estilos de cervejas que são marcantes por sua acidez, utilizando diferentes métodos de produção para exaltar os sabores azedos.

 

Fermentação espontânea ou cervejas Lambic

São cervejas que fermentam em tanques abertos, ou seja, passam por um processo conhecido como fermentação espontânea. Essas cervejas são chamadas de Lambic e possuem uma acidez acentuada devido à presença de bactérias que caem dentro dos tanques durante a sua fermentação. Geralmente as Lambic levam uma grande adição de frutas para atenuar um pouco a acidez e com isso acabam recebendo a denominação de Fruit Lambic.

 

Flanders Red Ale

As Flanders Red Ale inicialmente passam pelo processo de produção com métodos tradicionais da brassagem à maturação em tanques convencionais. Depois de estarem prontas, são refermentadas e maturadas em barris de carvalho que possuem uma flora natural de bactérias láticas, acéticas e leveduras selvagens, o que contribue para que a cerveja se torne ácida e com aromas marcantes de frutas vermelhas, madeira, vinho do porto, frutas-passa, notas acéticas e láticas.

 

Gose

As Gose também são conhecidas por cervejas salgadas. Isso porque são tradicionais da região de Leipzieg, cidade alemã onde as fontes de água são bastante salobras e isso interfere na produção da cerveja. São produzidas com maltes de cevada e trigo, sendo que muitas delas levam a adição de lactobacilos antes de sua primeira fermentação por leveduras. Tal processo as torna ácidas.

 

Berliner Weisse

Basicamente, as Berliner Weisse são cervejas de trigo que recebem adição de lactobacilos antes de sua fermentação, tornando o seu sabor mais ácido. Também podem receber xaropes de frutas e ervas na sua produção.

 

Ficou curioso? Veja as opções de Sour Beer da Costi clicando aqui: www.costibebidas.com.br/sour

+ Não há comentários

Adicionar seu comentário