Exportações de Malt Whisky são recordes


A exportação de whisky escocês cresceu 12% nos últimos 12 meses (de Junho à Junho), de acordo com dados divulgados pelo Scotch Whisky Association (SWA).

O crescimento foi constatado nos Estados Unidos, na Venezuela, na Alemanha e em exportações para a Rússia, através de países bálticos, nos primeiros seis meses deste ano.

A Ásia se manteve estável com um bom crescimento em Taiwan.

No primeiro semestre de 2012, as exportações para os EUA saltou 13 por cento para £ 303.000.000 (EUA $ 489) e continua a ser o maior mercado em termos de valor para o whisky escocês.

Venezuela registrou um crescimento significativo – saltando 31 por cento a £ 42 milhões (EUA $ 68 milhões).

Na Europa, a Alemanha viu exportações aumentar 4 por cento a £ 65 milhões (EUA $ 105 milhões) nos primeiros seis meses do ano. Letónia e Estonia agora aparecem no top 20 mercados, refletindo um aumento na demanda na Rússia.

Na Índia houve um aumento de 28 por cento a £ 28 milhões (EUA $ 45 milhões). Este resultado poderá ser muito melhor caso seja aprovado o livre comércio entre União Europeia e Índia.

Gavin Hewitt, executivo-chefe da Scotch Whisky Association, disse: “Durante o ano passado, o valor das exportações de uísque escocês continuou a aumentar e temos o prazer de presenciar um grande sucesso em 2011, com um crescimento de 12 por cento nos últimos 12 meses. Embora tenha havido uma estabilização no primeiro semestre deste ano, a indústria continua confiante sobre o futuro. “Os recentes anúncios de investimentos em novas usinas e a expansão das instalações existentes demonstram o nível de confiança dos produtores têm em futuras oportunidades de crescimento.”

+ Não há comentários

Adicionar seu comentário