Fabricante japonesa de bebidas Suntory a caminho do Brasil


Em parceria com a importadora Tradbraz, que já comercializa no Brasil produtos japoneses como cervejas Sapporo, o saquê Hakushika e o Yaegaki, a Suntory deverá comercializar em breve um licor de ameixa japonesa, o destilado shochu e o famoso uísque Suntory.

A meta da Suntory é tornar-se player no mercado brasileiro de bebidas, e não um coadjuvante. Desta forma, executivos da Empresa estiveram visitando fábricas de bebidas em São Paulo buscando parceiros para a produção local de seus produtos. Seriam enviadas as bases do produto e a diluição e o engarrafamento seriam feitos no Brasil.

Segundo comenta-se, a ideia seria começar com uma bebida oriental, já que a linha de produtos é ampla: uísques, licores, vinhos, cervejas, refrigerantes, água mineral, entre outros.

Além da fabricação de bebidas, o grupo possui fábrica de suplementos alimentares, cosméticos e flores.

Restaurante Suntory

Outra operação já desenvolvida, inclusive no Brasil, é no segmento de restaurantes. A Empresa possui no Brasil até 2005 o Suntory, estabelecimento especializado em culinária japonesa localizado no bairro Jardim Paulista, região nobre da cidade de São Paulo. Inaugurado em 1975, o restaurante chegou a ter bastante destaque em um tempo em que existiam poucos estabelecimentos japoneses em São Paulo. Nesta época era o próprio grupo que fazia a importação dos produtos. Trinta anos depois, o Suntory foi vendido e deu lugar ao Shintori, também especializado na culinária japonesa. Após a negociação, o grupo Suntory deixou o país, interrompendo a exportação de seus produtos para os brasileiros.

Whisky Suntory

O uísque Suntory é um dos produtos mais caros do grupo que a importadora Tradbras está comercializando. Uma garrafa da bebida custa cerca de R$ 300. Este uísque ganhou fama mundial em 2003, por causa do filme Encontros e Desencontros. Em uma determinada cena, o ator Bill Murray toma a bebida e diz “For relaxing times make it Suntory time” (algo como “Faça de momentos de descontração momentos de Suntory”).

Cervejas?

O grupo também tem destaque na produção de cerveja, mas, pelo menos por enquanto, não tem a intenção de comercializá-la por aqui. “ Eles (os executivos da Suntory) dizem que o consumo da bebida no Japão é tão grande que não sobra para a exportação”, segundo afirmou ao BRASIL ECONÔMICO William Ishiy, presidente da Tradbras.

Fonte: IG Economia

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