Fondue: 7 vinhos para acompanhar o melhor prato de inverno

Ainda temos alguns dias frios pela frente, e nada melhor do que aproveitar as noites mais fresquinhas com um delicioso e fumegante fondue. Mas a dúvida em relação à escolha de qual vinho utilizar como acompanhamento deste prato surge quando levamos em consideração os detalhes e complexidades do fondue: sua textura, temperatura e versatilidade fazem dele um prato pouco convencional (tanto em sua versão doce quanto salgada). Por isso, vamos dividir nossas sugestões entre estas duas variedades:

Fondue Salgado:

Escolhemos duas variedades de fondue salgado para servir de base para nossa harmonização: queijo e carne. Estas duas opções costumam ser as mais populares, e também nos oferecem maior variedade de exploração dos rótulos. 

Para o Fondue de queijo, o toque mais leve de um Valduga Gran Reserva Chardonnay ou um Casas del Bosque Sauvignon Blanc vão lhe proporcionar uma fidelidade maior de sabor no prato. Porém, se você pretende experimentar com queijos de sabor mais intenso, nossa sugestão é um marcante Alma Negra Pinot Noir para tirar o máximo de potencial dessa combinação.

Já para as carnes, a variedade de espécies e cortes abre um leque muito grande de opções, onde a combinação perfeita requer uma análise mais aprofundada. Mas, se você não sabe ao certo o tipo de carne que será servida no fondue e quer sair na frente, sugerimos a escolha de um italiano Papale Primitivo di Manduria ou jovem Miolo Terroir Merlot. Essas opções oferecem uma experiência satisfatória com quaisquer que sejam as carnes servidas. 

Fondue Doce:

A textura e a quantidade de açúcar na versão doce do fondue se desafios que costumam pegar até mesmo alguns connoisseurs de surpresa. Se o seu plano é harmonizar com fondue, comece pensando no chocolate: opte por aqueles que possuem 60% ou mais de cacau.

Agora é a hora de escolher o vinho: a combinação clássica é apostar em um vinho do porto, e a nossa sugestão para tal é o novo Porto Messias 10 Anos. Mas se você quiser fugir do óbvio e explorar com uma combinação ligeiramente diferente, experimente um Miolo Terranova Late Harvest.

E, claro, não deixe de nos contar como foi sua harmonização! Estamos curiosos para saber o que você achou 🙂 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.