O que é o tal “Vinho Natural?”

Há alguns anos uma tendência de “Vinhos Naturais” vem surgindo no mundo todo. Uma parcela expressiva de negócios que possuem relação com o vinho hoje, inclusive, são dedicados a esse nicho. Mas que tipo de característica um vinho precisa ter para ser considerado um Vinho Natural, e porque esse ainda é um assunto polêmico?

Primeiramente, não existe um consenso entre o que faz ou não um vinho ser considerado Vinho Natural. Ou seja, essa nomenclatura não indica que os vinhos que você tem bebido durante toda a vida não sejam naturais. Ela apenas se refere que os responsáveis pela produção do vinho possuem um compromisso de não utilizar pesticidas, herbicidas ou fungicidas em suas uvas, focando os seus esforços em tornar o processo o mais “orgânico” possível.

Vale a pena lembrar que muitos vinhos clássicos já seguem esses padrões de produção, porém só não existia a preocupação de tornar essa informação conhecida. Ao mesmo tempo que o chamado Vinho Natural ainda é um assunto relativamente novo e não possui definições muito concretas, a existência do termo por si só beneficia os debates no mundo dos vinhos e incentiva a comunidade a explorar novas áreas e produzir vinhos cada vez melhores.

Portanto, apesar das discussões em relação ao termo polêmico, todos só temos a ganhar com o espaço que o Vinho Natural tem conquistado! Agora, não deixe de explorar as prateleiras de vinhos da Costi Bebidas Clicando Aqui e conferir as novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.